Emagrecimento

→ Nova Dieta do Tipo Sanguíneo: Cardápio para Emagrecer 7kg

 

A Dieta do Tipo Sanguíneo: Existem Benefícios Reais?

 O livro mais popular que detalha a dieta do tipo sanguíneo, “Coma bem para o seu tipo”, é um best-seller do New York Times que vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo desde sua publicação em 1996.

Dr. Peter D’Adamo, criador do a dieta do tipo sanguíneo, desde então, lançou vários livros de acompanhamento com novas recomendações e adições, incluindo “Live Right for Your Type” e a edição revisada do 20º aniversário de “Eat Right for Your Type”.

Dada a sua popularidade, você provavelmente está se perguntando se há alguma evidência de que a dieta do tipo sanguíneo é realmente benéfica.

Embora certas dietas para perder peso personalizadas possam ser muito eficazes para melhorar os marcadores de saúde.

Por exemplo, aquelas que ajudam a gerenciar alergias alimentares ou condições como pressão alta, colesterol alto e diabetes – não há muitas evidências convincentes que apoiem ​​o uso de dietas do tipo sanguíneo.

De fato, uma revisão sistemática de 2013 publicada no American Journal of Clinical Nutrition declarou: “Atualmente, não existem evidências para validar os supostos benefícios para a saúde das dietas do tipo sanguíneo”.

 

→ CARDÁPIO COMPLETO FINAL DO ARTIGO

 

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(VÍDEO)【AQUI】Dieta do Tipo Sanguíneo – Depoimentos e Resultados

 

Que tipo de “ dieta personalizada ” pode ser uma alternativa melhor à dieta do tipo sanguíneo?

Uma dieta personalizada é uma forma de comer baseada na genética, reações únicas a diferentes tipos de alimentos e preferências individuais.

Uma dieta personalizada para emagrecer pode ajudá-lo a ter uma ideia melhor de quais tipos de alimentos você deve ingerir e quais tipos evitar.

Algumas pesquisas mostraram que um grupo de pessoas pode comer os mesmos alimentos exatos, nas mesmas quantidades, mas experimentar grandes variações em termos de suas respostas fisiológicas.

Então, enquanto ajustar sua dieta à sua genética e estilo de vida pode ser uma ótima ideia, isso não significa que sua dieta precisa ser baseada em seu tipo sanguíneo.

 

O que é uma dieta do tipo sanguíneo?

Uma dieta do tipo sanguíneo é aquela que “faz recomendações de saúde e nutrição baseadas em sua individualidade genética única”.

Os proponentes da dieta do tipo sanguíneo acreditam que o tipo de sangue de uma pessoa é uma ferramenta importante para entender como eles reagirão a vários tipos de alimentos, hábitos e estressores.

Uma dieta do tipo sanguíneo para emagrecer opera com base na premissa de que pessoas com diferentes tipos sanguíneos (O, A, B, AB) devem ingerir alimentos correspondentes e desenvolver outros hábitos de vida que sejam mais adequados às suas características genéticas específicas.

Devido à variabilidade na “química” de uma pessoa, o tipo sanguíneo de uma pessoa determina quais tipos de alimentos ela será capaz de digerir melhor – por exemplo, proteínas ou frutas de origem animal – bem como quais tipos eles provavelmente produzirão.

 

Os diferentes tipos de sangue

De acordo com os criadores da dieta do tipo sanguíneo, a suscetibilidade das pessoas a certas doenças e condições médicas está diretamente relacionada ao tipo de sangue em que nasceram.

Como o tipo de sangue varia de pessoa para pessoa, todas as pessoas não têm as mesmas necessidades nutricionais básicas, mesmo que sejam parentes ou tenham estilos de vida muito semelhantes.

 

Existem quatro tipos de sangue humano: A, B, AB e O.

– O é o tipo sanguíneo mais comum. Cerca de 44 por cento das pessoas que vivem nos EUA têm sangue do tipo O.

– Cerca de 42 por cento das pessoas que vivem nos Estados Unidos têm sangue do tipo A.

Cerca de 10% das pessoas que vivem nos EUA têm sangue tipo B.

– AB é o tipo sanguíneo menos comum. Apenas cerca de 4% das pessoas que vivem nos EUA têm sangue tipo AB.

 

Tipos de sangue

Os tipos sanguíneos são distinguidos por antígenos que são produzidos pela defesa imunológica que aparece na superfície dos glóbulos vermelhos.

Se você tem o antígeno A, você tem sangue tipo A, e se você tem o antígeno B, então você tem sangue B.

Se você não tem certeza do seu tipo sanguíneo, você pode determinar o que você está realizando um teste de tipo de sangue em casa ou ter um realizado no consultório do seu médico ou laboratório.

No entanto, uma vez que você leia, você pode determinar que conhecer o seu tipo de sangue não é realmente necessário ou muito útil quando se trata de fazer melhorias na dieta cardápio (embora você precise saber antes de uma transfusão de sangue e durante a gravidez).

 

Como seguir uma dieta do tipo sanguíneo

Muitas pessoas que escolhem seguir a dieta do tipo sanguíneo acreditam que é importante comer de uma maneira que espelhe como seus ancestrais comiam, com base na premissa de que a genética influencia as necessidades nutricionais.

Desta forma, a dieta do tipo sanguíneo tem certas coisas em comum com a dieta Paleo (ou a “dieta ancestral” como às vezes é chamada).

Embora a dieta Paleo possa não ser uma boa opção para todos,  a adesão a essa forma de alimentação tem demonstrado, em estudos, muitos benefícios à saúde.

Abaixo estão as recomendações gerais, de acordo com os autores de livros e planos de refeições sobre a dieta do tipo sanguíneo, para quais tipos de alimentos comer de acordo com o seu tipo sanguíneo:

 

Se você é do tipo sanguíneo A

Alguns se referem a pessoas do tipo A de sangue como “agrárias” ou “cultivadores” porque foram feitas conexões entre esse tipo sanguíneo e práticas ancestrais de agricultura ou horticultura.

De acordo com D’Adamo, tipo As são melhores em digerir carboidratos do que outros tipos sanguíneos, mas eles lutam para digerir e metabolizar proteínas e gorduras animais.

 

Dieta tipo sanguíneo A – Dr. Axe

– Siga uma dieta vegetariana sem carne a maior parte ou todo o tempo.

– Alimentos que são mais enfatizados são legumes, frutas, legumes e grãos sem glúten.

 

Algumas das melhores opções incluem:

– Maçãs

– Abacates

– Bagas

– Figos

– Pêssegos

– Peras

– Ameixas

– Alcachofras

– Brócolis

– Cenoura

– Folhas verdes.

 

– Obter gorduras alimentares de azeite, óleo de coco e outras gorduras vegetais, como nozes e sementes.

– Alimentos orgânicos são incentivados desde o tipo sanguíneo Como se diz ser sensível a pesticidas pulverizados em alimentos não-orgânicos.

– Evite a maioria ou toda a carne e produtos lácteos.

– Faça uma dieta sem glúten evitando todo o trigo e todos os alimentos que contenham farinha de trigo, cevada ou centeio.

– Não beba muito álcool ou cafeína. Beba muitos chás de ervas e água.

– É recomendado fazer exercícios calmantes de baixo impacto, como yoga, tai chi e caminhada.

– Os suplementos recomendados incluem cálcio, ferro e vitaminas A e E.

 

Se você é do tipo sanguíneo B:

Os tipos B são às vezes chamados de “nômades” porque acredita-se que eles tenham laços ancestrais com pessoas nômades que se movimentaram muito e cobriram grandes áreas de terra.

É dito que isso ajudou o tipo B a desenvolver uma alta tolerância a uma variedade de diferentes alimentos, o que significa que eles se saem melhor com uma dieta balanceada e saudável que inclui quantidades moderadas de todos os micronutrientes.

 

Dieta do tipo B do sangue – Dr. Axe

Coma uma dieta rica em carne, frutas e legumes (semelhante à dieta Paleo). Algumas das melhores opções incluem:

– Folhas verdes

– Bananas

– Uvas

– Abacaxi

– Ameixas

– Azeite

– Óleo de linhaça

– Laticínios

– Peru

– Cordeiro

– Aveia

– Arroz

– Milho.

 

– Os produtos lácteos podem ser consumidos se forem tolerados e não causarem indigestão.

– Evite amendoim, milho, lentilhas, a maioria dos glúten e comer lotes de frango mais ou todo o tempo.

– Substitua o frango por outras fontes de proteína.

– Beber chá verde, água e suco natural de frutas.

– Envolva-se em exercícios estimulantes, como correr, correr ou andar de bicicleta.

 

Se você é do tipo sanguíneo AB

Diz-se que os tipos AB têm uma vantagem sobre os outros tipos de sangue, pois podem digerir muitos alimentos diferentes e até mesmo refeições que contenham proteínas e gorduras.

De acordo com D’Adamo, “o Tipo AB é o único tipo de sangue cuja existência é o resultado da mistura em vez da evolução e do ambiente. Assim, eles compartilham tanto os benefícios quanto os desafios dos tipos sanguíneos Tipo A e Tipo B. ”

 

Dieta tipo sanguínea AB – Dr. Axe

– Coma uma variedade de alimentos que são recomendados para pessoas com tipos de sangue A ou B.

Isso pode ser pensado como uma dieta bem-arredondada, uma vez que inclui muita fibra, alimentos vegetais e também algumas fontes de proteína lácteas e animais.

 

Coma uma variedade de:

– Legumes

– Frutas

– Frutos do mar

– Peixe

– Carne

– Laticínios

– Legumes

– Grãos.

 

Algumas das melhores opções incluem:

– Folhas verdes

– Damascos

– Cerejas

– Toranjas

– Uvas

– Kiwi

– Limões

– Abacaxis

– Ameixas.

 

– Evite muita carne vermelha junto com grãos e sementes que causam indigestão.

– Coma uma variedade de peixes e frutos do mar para limitar o consumo de carne.

– Limite de feijão, milho, vinagre e álcool.

– Beba água, café e chá verde.

– Faça uma variedade de exercícios, alguns mais calmantes e alguns mais vigorosos.

 

Se você é do tipo sanguíneo O

Dizem que o Tipo O tem laços ancestrais com caçadores que consomem muita carne, peixe e alimentos de origem animal.

Dizem que o Tipo O tem certas vantagens digestivas porque podem metabolizar o colesterol encontrado em produtos animais mais eficientemente do que outros tipos sanguíneos e também melhor assimilar o cálcio dos produtos lácteos.

 

 Dieta tipo sanguíneo O – Dr. Axe

– Coma uma dieta para emagrecer baixa em carboidratos que é especialmente rica em proteínas, como de peixe, carnes como cordeiro, vitela, carneiro, ovos e outras fontes de animais.

– Os peixes são uma importante fonte de proteína. Coma uma variedade, incluindo:

– Anchova

– Bacalhau

– Alabote

– Cavala

– Lúcio

– Salmão

– Alga marinha

– Pargo

– Linguado

– Esturjão

– Espadarte.

 

– Coma menos carboidratos e açúcar, como frutas e grãos.

– Coma laticínios integrais com moderação. Evite amendoim, milho, legumes, feijão e grãos na maioria das vezes.

– Faça exercícios aeróbicos regularmente, como caminhar, correr ou andar de bicicleta.

 

Embora as recomendações dietéticas acima possam parecer restritivas, é permitida alguma flexibilidade na dieta do tipo sanguíneo.

Você pode pensar em planos de tipo sanguíneo como “sugestões”, mas também incluir alguns alimentos que são limitados de acordo com seu tipo sanguíneo em quantidades moderadas ou pequenas.

 

Benefícios oferecidos: Será que uma dieta de tipo sanguíneo realmente funciona?

Apesar de sua popularidade, a dieta do tipo sanguíneo definitivamente tem sua parcela de críticas e dúvidas.

Enquanto muitos especialistas em saúde acreditam que as pessoas diferem em termos de suas tolerâncias para diferentes alimentos com base na genética, a maioria sente que o tipo sanguíneo de alguém não tem muito a ver com isso.

A maioria sente que, enquanto alguém mantiver um sistema digestivo e imunológico saudável e aderir a uma dieta “limpa”, rica em nutrientes, ele não precisará se preocupar muito com o tipo sanguíneo.

 

A dieta do tipo sanguíneo tem algum benefício real?

Como parte da revisão sistemática mencionada acima, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores revisaram 16 artigos de um total de 1.415 referências selecionadas e encontraram apenas um artigo que foi considerado elegível de acordo com os rigorosos critérios de seleção dos pesquisadores.

Com base em suas revisões, nenhum estudo mostrou efeitos na saúde de dietas tipo ABO.

Outra revisão de 2013 publicada na revista PLOS One concluiu que “a adesão a certas dietas de ‘Tipo Sangue’ está associada a efeitos favoráveis ​​em alguns fatores de risco cardiometabólicos, mas essas associações foram independentes do genótipo ABO de um indivíduo.”

Portanto os resultados não suportam a hipótese da dieta “tipo sanguíneo”.

Abaixo estão algumas razões comuns que alguém pode optar por experimentar a dieta do tipo sanguíneo, juntamente com explicações sobre por que a dieta pode ou não fornecer qualquer retorno real:

 

– Perda de peso?

Como a maioria das outras dietas, muitas pessoas recorrem à dieta do tipo sanguíneo na esperança de perder peso.

É possível que seguir uma dieta do tipo sanguíneo possa ajudar na perda de peso, mas muito provavelmente isso não tem nada a ver com o tipo sanguíneo.

É mais provável que seja porque essas abordagens dietéticas podem ser restritivas e, no mínimo, reduzir os junk foods. Segui-los também aumentará a conscientização sobre as escolhas alimentares.

Na maioria dos casos, o ganho de peso é geralmente associado a comer em excesso (consumindo muitas calorias) e a ingerir alimentos que promovem inflamações e desequilíbrios hormonais.

Seguir a dieta do tipo sanguíneo significa que você terá que fazer certos sacrifícios.

 

– Limitar os tipos/variedades de alimentos que ingerem em geral

– Evitar a maioria ou todos os alimentos processados, altamente calóricos, que não são tolerados e levam a má digestão e outros sintomas.

Então eles tendem a limitar a chance de excesso de calorias.

Dependendo da dieta do tipo sanguíneo que alguém segue, a perda de peso também pode resultar da ingestão de mais fibras e/ou proteínas, que são tanto preenchedoras como capazes de controlar a fome.

 

 – Aumento da imunidade contra doenças ou doenças?

Alguns afirmam que a dieta do tipo sanguíneo pode contribuir para o aumento da imunidade e melhor proteção contra certas doenças.

No entanto, o mesmo argumento acima se aplica aqui.

Quando os alimentos processados ​​são removidos da dieta e o consumo de alimentos saudáveis, como vegetais ou proteínas limpas, aumenta, a saúde intestinal e a imunidade devem melhorar independentemente do tipo de sangue de alguém.

A verdadeira razão pela qual algumas pessoas podem experimentar melhorias na saúde enquanto fazem a dieta do tipo sanguíneo é porque elas estão comendo mais alimentos “limpos” que ajudam a:

– Diminuir a inflamação

– Fornecem proteção contra condições de saúde comuns.

 

– Ajudar a lidar com dores de cabeça, asma, dor e outras condições?

Depoimentos sobre a dieta do tipo sanguíneo apresentam histórias sobre pessoas sendo capazes de superar problemas como:

– Diabetes

– Enxaquecas frequentes

– Colesterol alto ou pressão arterial

– Asma,

– Alergias

– Azia

– Artrite e outras condições.

 

Novamente, faz sentido que esses problemas melhorem se alguém eliminar alimentos sem valor nutritivo de sua dieta que contenham:

– Açúcar adicionado

– Grãos refinados

– Aditivos

– Muita gordura refinada ou saturada (dependendo do histórico médico).

 

Muitas dessas queixas podem ser atribuídas a problemas de saúde intestinal, desequilíbrios hormonais, intolerâncias ou alergias, possivelmente estresse, inatividade e altos níveis de inflamação.

Melhorar sua dieta e estilo de vida pode ajudar a corrigir esses problemas mesmo sem considerar seu tipo sanguíneo, como:

– Comer mais alimentos vegetais

– Fazer exercícios

– Dormir o suficiente – pode ajudar a corrigir esses problemas mesmo sem considerar seu tipo sanguíneo.

 

– Melhoria da saúde mental e bem-estar

Alguns relatam ter mais energia e se sentir mais lúcidos e mais felizes quando seguem a dieta do tipo sanguíneo.

É verdade que existe uma ligação entre a qualidade de sua dieta e sua saúde mental.

Por exemplo, uma dieta saudável pode ajudar a controlar a depressão e a ansiedade.

Mas isso não necessariamente tem nada a ver com o tipo sanguíneo.

Mais precisamente, uma dieta saudável para emagrecer é benéfica para a saúde emocional e o bem-estar, pois ajuda no equilíbrio hormonal, na produção de neurotransmissores, no sono e em outros processos fisiológicos importantes.

Também é possível que algumas pessoas se sentir mais calmas e mais confiantes quando seguindo qualquer dieta.

Porque as ajudam a se sentirem habilitadas, ganhar um senso de controle sobre suas vidas e serve como uma forma de autoatendimento (muito parecido como a investigação mostra que  o exercício melhora o cérebro /saúde mental ).

 

Precauções e melhores alternativas para a dieta do tipo sanguíneo:

– Quais são alguns dos inconvenientes da dieta do tipo sanguíneo?

Abaixo estão algumas preocupações sobre por que você deve considerar melhores alternativas para a dieta do tipo sanguíneo:

Não considera as preferências alimentares.

– Pode ser difícil de aderir por mais de um par de meses devido a sentimentos de privação.

– Não considera seu histórico médico e possíveis contraindicações.

-Alguns podem ter condições médicas pré-existentes, alergias ou intolerâncias alimentares que os proíbem de desfrutar de certos tipos de alimentos que são incentivados devido aos seus tipos sanguíneos.

– Pode recomendar suplementos desnecessários.

– Pode ser excessivamente restritivo, levando ao estresse (como ao jantar fora ou em outras situações sociais).

– Pode contribuir para deficiências em certos nutrientes.

Algo a salientar sobre a dieta do tipo sanguíneo é que, na maioria das vezes, não leva em conta as preferências alimentares pessoais de alguém.

Isso pode dificultar a adesão à dieta, considerando que depois de alguns meses é difícil continuar comendo uma dieta que você não gosta muito.

Por exemplo, você pode preferir comer uma proporção maior de alimentos ricos em carboidratos (como frutas, legumes ou grãos integrais) e menos gordura ou proteína animal.

Mas se o seu tipo de sangue determinar que você deve ingerir menos carboidratos?

Ou você pode se sentir melhor se ingerir muita proteína, especialmente de origem animal, mas seu tipo sanguíneo pode determinar que você precisa seguir uma dieta vegetariana  baseada em vegetais.

O objetivo deve ser desenvolver uma maneira saudável e personalizada de comer que você possa manter por muitos anos. É importante ser realista sobre suas próprias preferências e tendências.

 

Eu recomendo desenvolver sua própria dieta personalizada usando as seguintes sugestões e dicas:

– Aumente a ingestão de vegetais frescos, o que é benéfico, independentemente do tipo de dieta que você segue.

– Inclua também algumas frutas frescas, embora a quantidade possa variar dependendo do seu histórico médico e objetivos.

– Reduzir ou eliminar fontes de açúcar adicionado, grãos refinados e gorduras processadas.

– Evite alimentos que lhe causem quaisquer sintomas perceptíveis, juntamente com alérgenos comuns, incluindo laticínios, glúten, amendoim, ovos ou moluscos.

– Obtenha sua proteína a partir de uma mistura de fontes de qualidade, que pode incluir algumas proteínas vegetais e também fontes animais, como:

– Carne alimentada com capim, ovos e aves criados em pasto

– Peixes selvagens

– Laticínios crus.

 

– Coma mais fibras de legumes, frutas, nozes, sementes, feijões, legumes e, com moderação, grãos integrais (se você puder tolerá-los).

 

– Inclua gorduras saudáveis ​​durante todo o dia, como óleo de coco, azeite, abacate, nozes, sementes e fontes animais, como ovos ou carne.

 

– Considere a possibilidade de limitar os carboidratos do FODMAP ou tentar uma dieta de eliminação se você suspeitar que comer determinados carboidratos esteja relacionado aos seus problemas digestivos.

 

História da Dieta do Tipo Sanguíneo

Dr. PJ D’Adamo, um médico naturopata, foi a primeira pessoa a introduzir a idéia de um tipo de dieta de sangue em seu livro “Comer bem para o seu tipo”, publicado originalmente em 1996.

D’Adamo baseou suas sugestões em pesquisa ele havia feito em relação aos hábitos alimentares das tribos e comunidades ancestrais.

Ele postula em seus livros que os diferentes tipos de sangue se desenvolveram durante períodos da história em que as pessoas tinham acesso a apenas certos alimentos.

O que contribuiu para mudanças em seus sistemas digestivos e sua capacidade de tolerar diferentes alimentos.

Ele baseia especificamente muitas de suas recomendações em níveis variados de ácidos estomacais e enzimas que ele liga a diferentes tipos sanguíneos.

Existem algumas evidências mostrando que o tipo sanguíneo está associado a variantes genéticas em humanos e pode ter um impacto sobre fatores de risco para certas doenças, como câncer, diabetes, malária e distúrbios cardio metabólicos.

Portanto, embora conhecer seu tipo sanguíneo e histórico familiar possa ser útil para determinar seu risco para uma doença específica, ainda não há evidências de que certas dietas sejam mais ou menos benéficas para diferentes tipos sanguíneos.

Por exemplo, alguns estudos descobriram que quando pessoas de diferentes grupos sanguíneos seguem uma dieta baseada em vegetais com baixo teor de alimentos processados (semelhante a uma dieta tipo A), todos experimentam melhorias na saúde, independentemente do tipo de sangue.

Além de promover a dieta do tipo sanguíneo, D’Adamo agora encoraja as pessoas a também evitarem a maioria das fontes de lectinas, que são “antinutrientes” ou proteínas de ligação ao açúcar que podem interferir com a absorção de nutrientes em algum grau.

D’Adamo afirma que os alimentos que contêm lectinas são incompatíveis com certos tipos sanguíneos e, portanto, seu livro mais recente se concentra em melhorar a saúde e imunidade do intestino, eliminando as maiores fontes de certas lectinas.

No entanto, estudos até o momento não encontraram evidências de uma associação entre tipos sanguíneos específicos e intolerância à lectina.

 

Considerações Finais sobre a Dieta do Tipo Sanguíneo

Uma dieta do tipo sanguíneo é aquela que “faz recomendações de saúde e nutrição baseadas em sua individualidade genética única”.

Segundo os seguidores da dieta do tipo sanguíneo, o tipo sanguíneo (A, B, AB ou O) é considerado uma ferramenta importante para entender como alguém reage a vários tipos de alimentos, embora não haja fortes evidências de que isso seja verdade.

Alguns seguem a dieta do tipo sanguíneo para ajudar na perda de peso, melhorando a imunidade, prevenindo doenças e melhorando o bem-estar.

Benefícios que ocorrem quando alguém segue uma dieta do tipo sanguíneo são provavelmente devido ao aumento da ingestão de nutrientes, melhorando a saúde intestinal e diminuindo os alimentos inflamatórios na dieta.

No geral, nenhuma evidência mostrou que existe uma ligação entre o tipo sanguíneo e certas necessidades nutricionais.

 

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ATUALIZADO: 09.05.18

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